Fundamentos éticos e sociológicos
1) “Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidades para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.”
Roque de Barros Larraia em sua obra aborda três possíveis teorias determinantes para a cultura. Quais sejam: determinismo geográfico e endoculturação. No que consistem referidas teorias e qual se apresenta como a mais coerente na visão do autor? Justifique.
Resp: É de conhecimento que os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, “não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado”. Se tratando de cultura não existe conceito especifico para se tratar desse assunto através do normal e anormal, cada um é tratado de forma diferente em cada país, estado ou região cada um determina sua cultura. Mas uma coisa hoje é fato, nem as diferenças biológicas e as diferenças geográficas são determinantes das diferenças culturais.
2) No que Consiste o fenômeno “ETNOCENTRISMO” retrato do livro e qual a conseqüência social desencadeada por ele? Identifique no filme Crash- No limite exemplos desse fenômeno.
Resp: Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.