Fundamentos I Serviço Social
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DE NITERÓI
Trabalho Final
Tendo por base os debates apresentados pela autora Jeannine Verdès-Leroux, formule uma crítica ao Serviço Social de Caso.
Com base na leitura do TCC e de Leroux, é possível concluir que a visão dos dois autores está na defesa de uma tese que argumenta a visão de Serviço Social que tem como foco o “ajustamento” a moralidade e a culpabilidade do indivíduo a sua condição social. A autora diz que, o Assistente Social necessita de uma formação técnica de psicologia, psicanálise, e uma consciência cristã e moral para atuar no Case Work, para atingir um melhor resultado no que se refere ao “problema” do “cliente. Que segundo ela é alguém com problemas emocionais de falta de aceitação de si mesmo. Sem se parecer com as antigas Assistentes Sociais, a quem ela critica, “burguesas católicas”, por terem os seus métodos voltados somente para o julgamento “moral” e para culpabilidade do indivíduo, “cliente”. E que em suma, o case work é finalmente a reintrodução dos métodos antigos e a única e eficaz forma de mudar a realidade daqueles que são “incapazes” e inconscientes de resolver seus complexos edipianos, e a dirigir suas emoções alcançando um resultado satisfatório e de ajustamento social do indivíduo a realidade social.
Crítica:
A meu ver, a autora está defendendo uma tese, absurdamente contraditória e discriminadora, fica evidenciado a forma dos antigos Agentes Sociais de “servir” e legitimar a intervenção do Estado, a medida que defende o caso dos “ Clientes” como sendo algo que deve ser resolvido de maneira a ajustá-lo a sua realidade social. Criando um convencimento de sua problemática. Creio que não se trata de “clientes” e sim USUÁRIOS do Serviço Social, que necessitam de atendimento não para causar uma conformação em relação a sua realidade, mas para dar a este,