Fundamentos e planejamento de audio
PARTE I – FUNDAMENTOS
DE
ÁUDIO
Nesta primeira parte vamos definir o que é som, quais são suas características, quais equipamentos são utilizados em um sistema de sonorização e o papel de cada um deles.
Então, nossa primeira pergunta é, mas o que é som? O grande (e pesado) Aurélio, define som como "fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em meio material elástico. Sensação auditiva criada por esse fenômeno”. Está claro!?
Imagino que não muito...
Vamos tentar os livros de Física e Acústica. Eles definem som mais ou menos assim: forma de energia mecânica que se propaga como onda longitudinal num meio material e que tem a propriedade de sensibilizar nossos ouvidos.
Não precisa resmungar, o que eles querem dizer é que o som é:
●
Energia: quem nunca sentiu a roupa balançar perto de uma caixa acústica? Ou quem nunca sentiu o corpo tremer com um som grave?
●
Produzido por vibrações: observe a corda de um violão, ela só produz som quando vibra, certo?
Idem para um prato de bateria ou qualquer de seus tambores. Nós falamos fazendo o ar passar através de nossas cordas vocais que vibram conforme nosso cérebro comanda as palavras.
Para ouvirmos, essas vibrações chegam aos nossos ouvidos que possuem uma membrana, nossos tímpanos, que também passam a vibrar; essas vibrações são transformadas em impulsos nervosos enviados para nosso cérebro que faz com que entendamos o que está chegando aos nossos ouvidos.
●
Que se propagam em um meio: normalmente ouvimos o som através do ar, mas será que você nunca reparou que pode ouvir alguém conversando do outro lado da parede em uma sala fechada? Se você mergulhar em uma piscina, e alguém gritar seu nome, você não pode ouvir?
Você nunca brincou, ou viu alguém brincar, com aqueles telefones feito com copinhos e uma linha esticada? Isso nos mostra que além de se propagar no ar, o som