Fundamentos E Metodologia De L Ngua Portuguesa
A linguagem pode ser definida como sendo um sistema de comunicação. No caso dos seres humanos, encontra-se extremamente desenvolvida e é bastante especializada comparando com outras espécies animais, uma vez que é simultaneamente fisiológica e psíquica. A linguagem permite-nos abstrair e comunicar conceitos. Usamos dois tipos de linguagem a verbal (fala) e a escrita.
Podemos falar de modos diferentes (timbre, sotaque, ritmo, etc.), mas não podemos escrever diferente. Contudo, as frases que lemos, copiamos ou escrevemos sempre fazem parte de um gênero, uma forma convencional da linguagem, à qual atribuímos algum papel social, algum valor, alguma função. Principais diferenças entre fala e escrita:
Fala
Em um determinado contexto, as referências são claras (isto, aqui, aquela, coisa..).
Escrita
Deve ser bem especificada para criar um contexto próprio. Por estar em contato direto, o falante e ouvinte, a interação acontece por troca de turnos.
O leitor não está presente quando se escreve e não há interação, exceto via internet ou celular, embora não tão imediata quanto a oral.
O interlocutor é alguém específico.
O leitor não é conhecido pelo escritor, muitas vezes. As reações são imediatas e verbais tais como: perguntas, comentários e murmúrios.
Não é possível o escritor conhecer a reação imediata do leitor. Ele pode, no entanto, antecipar as reações e comentários no texto.
- A fala é transitória. Se o interlocutor não entender pode interagir.
A escrita é permanente e pode ser lida e relida quantas vezes for necessária para a compreensão.
Há hesitações, frases incompletas, pausas e redundâncias. Há uma maior estruturação de linguagem construída com maior cuidado.
Há uma série e recursos para transmissão do
Os recursos são gráficos como: pontos, letras significado: tonicidade, ritmo e entonação. maiúsculas, aspas, tipos de letras, etc.
Expressões faciais e gestos servem a este período.
Principais diferenças entre fala e escrita: