Fundamentos Técnicos do Basquete
Controle de corpo
Em toda modalidade esportiva é preciso que o iniciante domine seu próprio corpo em movimentos básicos como: saída rápida, parada brusca e mudança de direção. Caracteriza-se pela capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquetebol exigidos pela dinâmica do jogo:
– Corridas para frente, trás e laterais
– Corrida com mudança de direção
– Fintas
– Giros
– Paradas bruscas: Interrupção do deslocamento para dificultar a ação da defesa.
Manejo de bola
È um fundamento que tem como objetivo melhorar a habilidade geral do aluno no contato com a bola nas diversas possibilidades de movimentos com a bola, como rolar, tocar, quicar, segurar, lançar, enfim permitir o manuseio nos diversos planos do corpo, criando uma intimidade com a bola. Modos de segurar a bola:
– Ambas as mãos na parte lateral e posterior
– Dedos entreabertos
– Tocando a parte calosa dos dedos
– Cotovelos próximos ao corpo
Drible
O drible é o ato de bater bola, impulsionando-a contra o solo com uma das mãos. A execução do drible pode ser descrita da seguinte maneira: a mão do drible é apoiada sobre a bola; com os dedos apontando para frente; tronco ligeiramente inclinado à frente; pernas em afastamento ântero-posterior, sendo que à frente se coloca a perna oposta à mão do drible (drible com a mão direita – perna esquerda à frente). Tipos de drible:
Alto ou de velocidade: utilizado para se deslocar em velocidade ou quando não sofre marcação. A bola é impulsionada à frente do corpo e lateralmente.
Baixo ou de proteção: utilizado quando o jogador recebe uma marcação e há a necessidade de proteção. Maior flexão das pernas e a bola devem ser protegidas com o corpo.
Passe
Este fundamento é executado mediante lançamentos da bola entre elementos da mesma equipe, com o objetivo de conseguir um melhor posicionamento na quadra, para maior facilidade na obtenção de uma cesta. Os passes podem ser executados com uma ou ambas as