Fundamentos sociológicos da educação
Significados da sociologia e as contribuições para a educação
Pelo que pudemos observar, os textos sugeridos para a atividade foram muito esclarecedores, e a seguir apontaremos as principais notas que o grupo conseguiu extrair. Segundo a Introdução à Sociologia de Durkhein, fatores sociais atuam nos indivíduos, independente de vontade ou adesão consciente. Eles fazem parte do nosso exterior, e não nascem conosco, e não são mutáveis. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nosso nascimento, são a elas impostos por mecanismos de coerção social, como a educação. Portanto, os fatos sociais são ao mesmo tempo coercitivos e dotados de existência exterior às consciências individuais. (DURKHEIM. As regras do método psicológico, p.1).
A segunda característica é coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo deformação familiar ou quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis (Página 2). Ou seja, podemos perceber que tudo que acontece ao nosso redor pode parecer influencia do meio, mas é apenas a consequência de quando se determina a presença em determinado local. O ser humano agrega conceitos a sua vida e linguagem, e aí está um grande passo, os primeiros anos essenciais da vida, que é a etapa escolar.
Pelo conceito, a Sociologia é uma das várias Ciências Humanas que tem como objetivo de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, abrangendo as diferentes formas de constituição das