Fundamentos sobre américa latina
TEMA: Diversidade NÃO é desigualdade. Trabalho sobre o conceito de desigualdade e suas projeções. A disputa pela terra na América Latina".
Prof Dirceu Basso Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar - UNILA
CONCEITOS GERAIS PARA TRATAR SOBRE OS TEMAS DA DESIGUALDADE E CONFLITOS SOCIAIS
1) Desigualdade
A base para averiguar a desigualdade está na análise da distribuição dos bens/recursos, sejam imateriais e materiais: (i) por méritos (ii) por herança Remete-nos a cidadania – aos direitos.
2) Estratificação social
Produzida por fatores de: (i) desigualdade social: adquiridos e/ou herdados; (ii) diferença social: dada pelas identidades e o prestígio dado pela sociedade (auto-estima e seu imaginário).
Pode ser: (i) hierarquizada/estamental; (ii) não hierarquizada/aberta – Neste caso é importante o conceito de mobilidade social
3) Mobilidade social (MS):
a) Nas sociedades hierarquizadas/estamental.
os indivíduos pertencem a uma TS, ocupam posições normatizadas. Portanto, não há mobilidade social, pertencem a um estrato. Ex.: Weber e seus estudos na Índia; A sociedade americana e questão racial, em que negros não podiam ascender posições; no Brasil colonial éramos estamental.
Importante: Em um mesmo estrato pode haver MS
b) não hierarquizada/aberta.
Nestas sociedades os indivíduos ocupam posições diferentes, com menor ou maior status dados pelos atributos. Porém não há vedação ascendente e descendente.
Indicadores de status (prestígio) e os pesos atribuídos – em uma Totalidade Social (TS), como sendo o universo de validação da estratificação.
a) renda b) religião 2
c) poder d) patrimônio e) escolaridade f) ...
Importante: um mesmo atributo/indicador pode ser utilizada por TS diferentes, porém o peso dado ao atributo pode ser diferenciado, como exemplo o peso da religião na França.
na modernidade ... (B. S. Santos