Fundamentos risco e retorno
Definição de Risco
Risco e retorno são variáveis básicas da tomada de decisão de investimentos. Genericamente, o risco é uma medida de volatilidade ou incerteza dos retornos, e retorno é a expectativa de receitas de qualquer investimento.
Risco é a possibilidade de prejuízo financeiro.
Pode-se definir Risco como o grau de incerteza associado a um investimento. Quanto maior a volatilidade dos retornos de um investimento, maior será o seu risco. Quando dois projetos têm os mesmos retornos esperados, escolhe-se o de menor risco.
Exemplo:
a) Um título de dívida do governo que garante ao seu detentor juros de $ 100 depois de 30 dias não tem risco, uma vez que não há variabilidade associada com o retorno.
b) Já um investimento equivalente em uma ação ordinária de uma firma que pode ganhar durante o mesmo período qualquer valor desde $ 0 a $ 200 é muito arriscado, devido à sua alta variabilidade de retorno.
Assim, quanto mais certo for o retorno de um ativo, menor será a variabilidade e, portanto menor o risco.
Definição de Retorno
Retorno é o total de ganhos ou de perdas de um proprietário ou aplicador sobre investimentos anteriormente realizados. O retorno é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo.
È comumente determinado considerando-se as mudanças de valor do ativo, mais qualquer distribuição de caixa expressa como porcentagem do valor do investimento no inicio do período.
A expressão para calcular a taxa de retorno obtida, tanto para ativos físicos como para títulos, durante o período t, kt, é definida como:
Kt+1= Pt+1- Pt+C t+1/Pt onde: kt+1 = Retorno total entre o tempo t e t + 1, estabelecido como uma fração decimal.
Pt = Preço do ativo no início do período ou tempo.
Pt+1 = Preço do ativo ao final do período ou tempo t + 1.
Ct+1 = caixa (fluxo) recebido do investimento no ativo no período t a t + 1.
O retorno kt+1