Fundamentos metodologicos
ATIVIDADES AVALIATIVAS
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Jakeline domingues- RA 2329394171
Tutora presencial: Alessandra
PELOTAS
2011
TEMA 1
O modo de produção capitalista
Agora que você viu alguns aspectos da ascensão do capitalismo, elabore um texto que aborde a percepção do trabalhador sobre os opressores. Para isso, leia a pagina 45 do PLT.
Segundo Martinelli (2009, p.45) o rigor da repressão e a perda de vidas das operárias levaram-nos a refletir sobre os objetivos de suas manifestações e sobre as estratégias em uso, as quais, marcadas pelo espontaneísmo e pela falta de princípios organizativos, estavam dirigindo munição para o alvo errado. Lentamente os trabalhadores começaram a perceber que os seus reais opressores eram os donos dos meios de produção e não as máquinas; elas eram apenas o seu instrumento.
TEMA 2
As origens do Serviço Social e a marcha do proletariado
Em que condições trabalhavam o operário industrial, nos séculos XVIII e XIX?
O trabalhador industrial era extremamente explorado recebendo baixos salários e tendo que enfrentar condições de insalubridade, necessitando, da complementação do trabalho da mulher, das crianças e dos adolescentes. Ele e sua família viviam aglomerados, enfrentando diversas dificuldades como: doenças falta de habitação, miséria e outros.
TEMA 3
A expansão do movimento operário e a retração do capital
De acordo com a leitura do conteúdo do texto Martinelli (2009.p.69-75) apresente as conseqüências da Revolução Industrial.
A principal conseqüência da Revolução Industrial é o surgimento da classe operária. Essa classe operária é formada por ex-camponeses expulsos do campo pelo processo de