Fundamentos Históricos e Téorico-Metodólogicos do Serviço Social 1
ATPS – Fundamentos Históricos e Téorico-Metodólogicos do Serviço Social 1
Taguatinga dia 07 de outubro de 2013
Relatório Científico
Quadro Teórico
Conhecer as questões sociais que surgiram ou foram agravadas em decorrência das havidas na sociedade a partir da Revolução Industrial.
Metodologia
Primária (Assistir ao filme TEMPOS MODERNOS (modern times), EUA, 1936.Direção: Charles Chaplin).
Secundária (Fazer anotações a respeito das questões sociais retratadas ao longo do filme).
Instrumentos
Primária (Filme TENPOS MODERNOS).
Secundário (Livros, jornais, revistas, dicionários e sites institucionais, sobre a questão social no Brasil).
Análise de dados: Texto dissertativo-argumento que contempla a temática do Serviço Social no Brasil, em paralelo com o filme assistido.
Tempos Modernos Análise Crítica
Produzido por Charlie Chaplin no ano de 1936, Temos Modernos e se tornou uma das mais expressivas críticas, com o tema central a sociedade industrial capitalista que o cinema promoveu, onde a desigualdade social é vista, e encarada de forma engraçada com fundos de verdade. O mundo capitalista veio, e com seus interesses os mais favorecidos foram os empresários. O filme traz uma ideia real de tudo que ocorreu em meados de nossa história até as atuais consequências uma vez que no filme, são inúmeras as vezes que Charles mostra em si mesmo o desejo de uma vida comum ou normal, com direito à uma vida digna, normal, podendo trabalhar, namorar, ter sua casa, uma família ser feliz, etc. Chaplin reforça seu desejo de não consumo em uma sociedade baseada no consumo. Ele deixa notória a forma desumana como os trabalhadores são tratados, sem ter no mínimo a possibilidade de realização pessoal, uma vez que os mesmos não