Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodologicos do Serviço Social
Anhanguera – Unidade São Paulo - Brigadeiro
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
Grupo:
Cristiane Valete Pires – RA 6751369840
Eliane dos Santos Nascimento – RA 6787403308
Thiago Ribeiro do Carmo – RA 7121524240
Valdizia Adelino Fernandes – RA 7985693327
Vanessa Soares dos Santos – RA 7373560670
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
São Paulo, 07 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
O capitalismo mudou o mundo. O capital mudou a forma de ver e de viver da sociedade. A sociedade mudou sua forma de se relacionar. Novas classes sociais foram criadas. Novas formas de trabalho foram organizadas. Novos problemas sociais apareceram. Nasceu a QUESTÃO SOCIAL. E com ela, nasceu o SERVIÇO SOCIAL.
Nesse trabalho falamos um pouco do surgimento da Questão Social e do trabalho do Assistente Social.
1. AS MUDANÇAS SOCIAIS DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin mostra as angústias sociais dos homens e mulheres com o novo modelo de economia capitalista baseado no consumo e no aumento da propriedade privada, bem como das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas. O mais marcante dessas diferenças sociais são as perspectivas de vida de cada grupo, onde o contraste da exploração do proletariado alimenta todo o conforto e diversão da burguesia.
Mostra ainda parte do trabalho braçal por máquinas. Principalmente o trabalho em fábricas, pois foi o mais afetado após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. Como a classe mais pobre, que se sujeitava a furtar qualquer tipo de bens para sobreviver, como no segundo momento do filme caracteriza o cenário da fome representada no cais do porto, onde a jovem distribui frutas para as crianças que passam fome. O desemprego, pelo qual o próprio pai da