Fundamentos históricos e teóricos do serviço social
Nesse trabalho abordaremos o serviço social e o momento histórico em que se inicia profissão. Abordaremos também das questões sociais como: moradia, alimentação, desemprego, desigualdade social, usando como parâmetro o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin.
Será feito um breve relato sobre as mudanças e impactos causados pela evolução das tecnologias e quais suas conseqüências na vida em sociedade. Em seguida será abordado sobre a reconceituação do Serviço Social no Brasil que aconteceu entre as décadas de 80 e 90.
Concluindo faremos uma análise sobre a importância do serviço social na realização de políticas públicas desenvolvidas com o objetivo de melhorar a questão.
SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Começamos a nossa reflexão lembrando que no Brasil, o Serviço Social tem sua origem no movimento social iniciado com a Igreja Católica, onde um dos objetivos era recristianizar a população.
Com uma crescente migração inevitável do campo para a cidade, devido a escassez do trabalho, aumentou assim a procura de emprego na cidade. Essa mão de obra abundante necessitava ser controlada e disciplinada para o trabalho.
A questão social tem seu conceito no conjunto das expressões das desigualdades da sociedade onde exige a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, estando, a mesma, em pobreza crescente.
O filme Tempos Modernos faz uma crítica ao sistema capitalista incorporado por toda a Europa no auge da Revolução Industrial. Lembramos que a figura do artesão é substituída pela do operário, que vende sua força de trabalho em troca de um determinado valor monetário. Isso é mostrado no filme na figura de Carlito.
Destacamos que dessa forma o trabalhador não tem noção de quanto é o valor da sua força de trabalho. O que vemos é que o valor da riqueza produzida por ele é muito maior do que ele recebe, sendo submetido a uma exploração do sistema. O operário desconhece o valor do seu trabalho no momento em que desempenha uma função