Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
BELA VISTA, 30 DE SETEMBRO 2013.
O filme “Tempos Modernos” ocorre na época da Revolução Industrial, visto que, a produção artesanal é substituída pela produção em série. Está relacionado aos dias atuais e também com o Serviço Social no Brasil, onde aponta a questão do trabalhofocada na produção e linha de montagem, e nos mostrando um trabalho de movimentos repetitivos e pressão que a empresa impõe sobre o funcionário em busca de maior produtividade. E por fim destaca-se também nesse ambiente, a tentativa de controle total do funcionário por parte da empresa, onde não se preocupam com a segurança, bem estar e saúde do profissional.
Contudo, o trabalhador na sociedade capitalista tem como valor, a sua força de trabalho e está muitas vezes é comprada por capitalistas. Mas atualmente, com o avanço da industrialização surgem correntes que voltam-se para a organização desta produção capitalista.
Sendo assim, Charles traz crítica através do filme, sobre o capitalismo dos burgueses que visavam apenas o lucro, onde os trabalhadores eram vistos como objetos, que otempo de almoço dos mesmos era visto como prejuízo, o enfrentamento de carga horária de trabalho exagerada, o que feria os seus direitos garantidos por lei.
Outro ponto importante é o uso da materialização, onde a grande preocupação dos empresários da época era buscar um aperfeiçoamento da máquina, essa incessante busca por coisas novas, era no sentido de a máquina se aperfeiçoar a tal ponto que poderia substituir o homem.Contudo, fica apresentável no filme o abuso exagerado nas linhas de montagem.
Apesar de hoje em diatermos enormes indústrias sofisticadas e com metodologias de trabalho operário e melhor planejamento, não podemos deixar de citar também há ainda no Brasil, trabalho escravo escondido, nas regiões muito desfavorecidas, e ainda têm