Fundamentos históricos e teórico-metodológico do serviço social
ATIVIDADES AVALIATIVAS
DISCIPLINA: Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I
Brasília – DF
1- O modo de produção capitalista
Questão 08
Agora que você viu alguns aspectos da ascensão do capitalismo, elabore um texto que aborde a percepção do trabalhador sobre seus reais opressores.
A introdução das máquinas não foi um processo facilmente aceito, pelos trabalhadores e muitos deles, mantinham resistências contra os novos métodos de trabalho e buscavam melhores condições de trabalho. Eles descobrem que seus interesses são divergentes dos interesses da classe dominante.O proletariado (os donos da força de trabalho ) percebem que seus reais opressores não eram as máquinas e sim a detentora do capital a burguesia (os donos dos meios de produção).
O objetivo do trabalhador não era político e sim social e moral. Eles não queriam o poder, e sim um poder de desviar a dinâmica da industrialização acelerada.
2 - As origens do serviço social e a marcha do proletariado
Questão 09
Em que condições trabalhavam o operário industrial, nos séculos XVIII e XIX?
O século XVIII, marca a passagem de uma sociedade rural e artesanal para uma sociedade urbana e industrial. A revolução industrial concentrou os trabalhadores em fábricas; o aspecto mais importante, que trouxe radical transformação no caráter do trabalho, foi esta separação: de um lado, capital e os meios de produção (instalações, matéria prima, máquinas) de outro, o trabalho. Os operários passaram os assalariados do capitalista (dono do capital).
A população cresceu o mercado consumidor também, e sobrou mão-de-obra para os centros industriais. Havia um grande número de trabalhadores a disposição da expansão do capital, muitos ficavam na reserva de mão -de -obra. Com o êxodo rural, muitos trabalhadores passaram a viver em grandes centros, onde a maioria vivia em condições