Fundamentos EP aula 2
Engenharia de Petróleo
Aula 2
Vladilen dos Santos Villar
Revolução Industrial
Chama-se de Revolução Industrial o período (entre 1760 e 1840) em que os processos de manufatura são mudados da forma artesanal para a produção por máquinas. Destacam-se a produção de novos produtos químicos, novos processos de produção do ferro, o aumento da eficiência da energia da água, a ampliação do uso do vapor, o desenvolvimento de máquinas-ferramentas e substituição da madeira e outros biocombustíveis pelo carvão como combustível.
“... conjunto de transformações técnicas e econômicas que caracterizam a substituição da energia física pela energia mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica no processo de produção capitalista.”
Engels, 1845
Revolução
Industrial
Com a revolução industrial completou-se a formação de duas classes sociais fundamentais da sociedade capitalista, a burguesia que detinha máquinas e ferramentas, e o proletariado industrial, proprietário apenas da força de trabalho.
Revolução Industrial
A revolução industrial tem como causas:
• Revolução comercial - aumento gigantesco do comércio em consequência da descoberta de novos continentes, caminho marítimo para as Índias e da formação do mercado mundial.
• Acumulação de capital – decorrente da intensificação do comércio que produziu uma enorme concentração de riqueza.
• Aparecimento de máquinas: como a máquina a vapor, o tear mecânico, a máquina de fiar.
Revolução
Industrial
A indústria fabril movida pela energia mecânica produziu um incremento fantástico da produção.
Revolução Industrial
A revolução industrial tem início na Inglaterra como consequência de:
• Grande acumulo anterior de capitais;
• Supremacia naval que permitiu organizar um imenso império colonial com dupla função: mercado consumidor de produtos industrializados e fornecedor de matéria-prima; • Disponibilidade de mão-de-obra: os nobres expulsam os camponeses das terras, transformando-as em pastagens para