fundamentos em administração
Bacharelado em administração ,
rogério silva correia
fundamentos em administração na revolução industrial
Jacobina – BA
2012
rogério silva correia fundamentos em administração segundo
Frederick Winslow Taylor E Henri Fayol.
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, referente ao Primeiro Semestre para as disciplinas: Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.
Professores: Teoria da administraçao 01 -Fabiano Galvão, Comunicação e Linguagem – Elisa Nantes, Sociologia – Wilsom sanches e Filosofia – Márcia Bastos
Jacobina - BA
2013
Sumário
Sumário 3
CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------9
Como havia a necessidade de produção em massa, devido à demanda sempre crescente e a exploração de novos mercados, a relação empregado x empregador parecia ser a mais complexa. Os principais problemas podem ser assim enumerados: 1) altíssimas taxas de rotatividade da mão-de-obra; 2) pressão por produtividade por meio de atitudes muitas vezes agressivas e injustas; 3) baixa qualificação dos empregados; 4) necessidade de adaptação às novas tecnologias, como a linha de montagem; 5) modelos de remuneração capazes de gerar motivação e produtividade.
Surge, então, neste momento, no despontar do século XX, os primeiros trabalhos de cunho científico na administração. Os expoentes dessa fase científica foram dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor, responsável pelo desenvolvimento da Escola da Administração Científica, e Henri Fayol, criador da Teoria Clássica. Dessa forma, a chamada Abordagem Clássica da Administração é formada pelas duas abordagens construídas por esses dois engenheiros pesquisadores.
Os trabalhos de Taylor podem ser considerados como a primeira tentativa de fundar uma “ciência da administração”. O pesquisador era engenheiro, e teve a