Fundamentos em administração iii
APRESENTAÇÃO:
A fim de apontar as devidas diretrizes nos quatro elementos da Administração, como também a situação atual dos fatores internos e externos, assim, proporcionando uma visão holísticas da empresa e dos aspectos macro ambientais, é possível se identificar e conhecer melhor a organização e o mercado onde se está inserido, analisando de forma sistêmica, as oportunidades e ameaças, como também, a entidade empresarial, em seus pontos fortes e suas fraquezas.
Logo, pautado pela ética e responsabilidade social, ambiental e profissional, o plano de negócio expõe realidades, até o momento, imperceptíveis, de forma a contribuir com o desenvolvimento da instituição e estabelecer planos de ações, com objetivo de potencializar as vantagens competitivas, prever e tomar as cabíveis providências com relação a fatores de insucesso futuros e atuais.
A empresa do Sr. Eustáquio, atuando no mercado há 40 anos, surgiu para trabalhar na produção e comercialização de copos, pratos, talheres e outros produtos para festas descartáveis diversos. Hoje está com 11 (onze) funcionários e 2 (duas) máquinas de estrusão e hoje está dividida em duas áreas distintas, a Administração e a Produção.
1. PLANO NEGÓCIO:
● A empresa encontra-se em situação e em condição financeira equilibrada. Não possui dividas de longo prazo com fornecedores ou bancos e a liquidez e a capacidade de pagamento é considerada boa. O Sr. Eustáquio, terá que fazer uma projeção de vendas para os dois próximos anos e levantar todos os custos e despesas, considerando todos os valores que serão destinados a produção dos produtos. Deverão ser levantados tantos os custos de produção, quanto às despesas relativas ao suporte administrativo e de vendas, etc.,
Essas ações serão denominadas de despesas fixas ou variáveis, a diferença entre elas é a relação com o volume de produção e de vendas, as despesas variáveis sofrerão acréscimos ou decréscimos, proporcionando o aumento da