Fundamentos econômicos para negócios
Fundamentos Econômicos para Negócios
Especialização em Gestão de Negócios
Disciplina: Fundamentos Econômicos para Negócios
Professor: Cândido Luiz de Lima Fernandes
1) O COPOM reduziu a taxa Selic de 12,5% para 8% nos últimos meses. Analise as consequências desta medida sobre a economia Brasileira.
Com o fraco desempenho da economia brasileira nos últimos meses, evidenciado na redução das projeções do PIB anual de 5% para 2%, e nos índices de confiança do consumidor que baixaram três vezes consecutivas nos últimos meses, O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) vem reduzindo a taxa Selic desde julho 2011, mês no qual alcançou um teto de 12,5%, ate os últimos dias, situando se atualmente em 8%, e com expectativa de redução ate chegar a 7% no final do ano.
Essas reduções visam aumentar o poder de compra do consumidor via aumento do credito, já que com a diminuição das taxas cobradas pelos bancos comerciais para financiamentos, o consumidor se vê tentado a adquirir mais bens e serviços, e por outro lado visam diminuir a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública para "sobrar" um pouco mais de dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo, ou seja, aplicações em bolsa de valores.
O problema na conjuntura é que após um ano de consideráveis quedas repetidas, as mudanças no padrão de consumo ainda não se manifestam na economia, provavelmente pela percepção pessimista do consumidor perante a crise econômica nos EUA e na Europa, porem o governo aposta em uma recuperação para o segundo semestre de 2012.
Se por um lado é bom juros menores, maior potencial para se tomar crédito na economia, por outro lado vem o endividamento e piora da qualidade das carteiras de crédito, que do ponto de vista do banco pode vir a aumentar juros, de forma que o saldo líquido pode ser tanto positivo quanto negativo ao invés de só acreditar nas beneficies dos juros mais