Fundamentos do Volei
Antes de dizer quais são os fundamentos do vôlei, é necessário saber a definição de “fundamentos”, presentes em todos os tipos de esportes, variando conforme a necessidade e o objetivo do esporte. Basicamente, definem-se fundamentos como sendo as partes que, quando somadas, compõem o jogo como um todo. Os fundamentos técnicos do voleibol são: o saque, a recepção, o levantamento, o ataque, o bloqueio e a defesa.
Os fundamentos do voleibol
Saque
Uma das principais características do saque é o fato de ser a única ação do jogo que depende somente do executor. O saque é a primeira ação do rally, logo, é o fundamento que inicia a rodada. Existem 4 tipos de saques mais utilizados, que são:
Saque por baixo: É um tipo de saque que atualmente só é utilizado por crianças no início da aprendizagem, praticantes com pouca habilidade ou que não tem condições físicas de realizar um saque mais potente.
Saque por cima (tipo tênis): Em virtude da velocidade do braço e do ângulo de contato com a bola, o saque por cima é bem mais potente do que o por baixo, sendo mais agressivo também. Exige um maior controle motor do executante. É o tipo de saque mais utilizado por praticantes de nível intermediário, além de ser utilizado no alto nível.
Saque flutuante com salto: É uma evolução do saque por cima. O esportista deve manter os procedimentos técnicos do saque anterior e acrescentar um salto antes de sua execução, devendo buscar o contato com a bola no ponto de máximo alcance possível. O golpe na bola deve ser com a palma da mão rígida, buscando imprimir uma trajetória irregular e sem giros no seu percurso.
Saque viagem ao fundo do mar: É o saque mais forte que se conhece. Consequentemente é o mais utilizado no alto nível atualmente. Para a sua execução o atleta deve lançar a bola para o alto e fazer um gesto semelhante ao da cortada, golpeando a bola no ponto mais alto e imprimindo uma rotação da bola de cima para baixo, através de uma violenta