Fundamentos do turismo
Luiz Renato Ignarra
2003
Capítulo 1
O Turismo teve início quando o homem deixou de ser sedentário e passou a viajar principalmente motivado pela necessidade de comércio com outros povos, o que admite que o turismo de negócios antecedeu o de lazer. O hábito de viajar para outras localidades por inúmeros motivos é um fenômeno antigo na história da humanidade, seja por motivação religiosa, saúde ou ligado a esporte.
Os nobres romanos viajavam longas distâncias exclusivamente para visitar grandes templos. Foram eles que desenvolveram grande capacidade de viagens a longa distância. Ao longo das vias de circulação eram montados postos de trocas de animais, o que permitia vencer grandes distâncias em tempos relativamente curtos. Foi nesses pontos que apareceram as primeiras hospedarias de que se tem notícia. Surgia nessa espocas a hotelaria como um elemento fundamental na viabilização do turismo. Com o fim do império romano, as viagens sofreram um grande decréscimo, frente ao perigo de assaltos, o que demonstra que o problema de segurança não é preocupação exclusiva dos tempos atuais. As exceções eram as cruzadas: grandes expedições organizadas para visitação dos centros religiosos da Europa e para libertar Jerusalém do domínio árabe. Também se observou nas famílias o hábito de enviarem seus filhos para estudar nos grandes centros culturais da Europa. Nasciam assim as viagens de intercâmbio cultural.
3- Com o advento do capitalismo cultural, surgiram as grandes feiras de troca de mercadorias que atualmente provocam grande fluxo de turismo no mundo todo. O crescimento industrial trouxe o aumento da riqueza, a ampliação da classe de comerciantes e a secularização da educação estimularam o interesse por outras culturas e pelo conceito de que viajar era uma forma de educação. Com o florescimento do capitalismo, o hábito de viajar para estações de águas expandiu-se nas classes mais