Fundamentos do marketing
1.1. Caracterização da empresa
A organização Marisol iniciou suas atividades em 1964 produzindo chapéus de praia, onde o nome da organização associa as palavras "mar" e "sol".
Quatro anos mais tarde, ingressa no setor de confecção, através da incorporação da tricotagem e Malharia Jaraguá Ltda. Com isso, altera-se a razão social para Marisol S. A. Indústria do Vestuário, nome que mantêm até hoje.
Em 1973 começa a se expandir, construindo novas unidades fabris. Com a compra da Marquardt S. A. Indústria de Malhas, em 1979, a Marisol dá o passo decisivo na decisão do seu desenvolvimento.
Em 1974, a Marisol inicia suas vendas para o mercado externo.
Sediada em Jaraguá do Sul e com unidades de confecção em Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, Massaranduba e Benedito Novo, todas em Santa Catarina. A Marisol possui a capacidade para produzir mensalmente 400 toneladas de malha.
Hoje, a Organização soma em seu patrimônio 64.000 m2 de área construída e 267.000 m2 de terrenos industriais. Em três municípios catarinenses, a Marisol possui 9.800.000 m2 de área de mata nativa e reflorestada com plantio de eucaliptos. 1.2. Setor de atuação e concorrência
A Marisol atua no setor do vestuário, com a fabricação, distribuição e comercialização de roupas, calçados, meias e acessórios, sendo que este setor é composto por poucas empresas de grande porte e de milhares de médio e pequeno porte, distribuídas em pólos regionais.
É um setor que atua sob forte efeito da concorrência, tanto pela produção interna como pela importação crescente, sendo que o mercado estabelece os parâmetros de preço e condições de venda, especialmente nos produtos de menor valor agregado. É importante destacar ainda os problemas com a concorrência desleal por meio de importações subsidiadas e por um grande número de pequenas e médias empresas nacionais que ainda atuam na informalidade.
De acordo com pesquisa publicada na Revista Expressão - As Maiores Empresas do Sul - (n. 60, 1995),