Fundamentos do Karatê
O caratê surgiu no século XVIII em Okinawa, Sul do Japão, época em que as armas eram proibidas naquela região. A palavra Karatê é de origem japonesa, e significa “mãos vazias” (Kara = vazio Tê = mão).
Mestre Gichin Funakoshi a ele é creditado o título de "Pai do Karatê
Moderno".
- Karate-do significa Caminho das Mãos Vazias.
Reverência ao Shomen (Shomen-Ni):
Esta é uma reverência feita no início e no final de cada aula, dirigida ao ponto mais alto da sala, ou talvez em direção a uma fotografia, um texto. Reverência ao Sensei (Sensei-Ni):
No início e no fim da aula, os alunos têm a chance de fazer uma reverência formal ao instrutor.
Reverência ao parceiro (Otogan-Ni):
Se você tem a oportunidade de trabalhar com um parceiro, vocês farão uma reverência um para o outro.
Estilos do Karate:
Goju-Ryu, Shito-Ryu, Shorin-Ryu, Shotokan, Wado-Ryu.
Shotokan:
O estilo Shoto-kan – SHOTO onde o meste Funakoshi costumava assinar seus poemas em sua juventude e KAN casa, foi fundado por
Guchin Funakoshi (1868 – 1957). O nome Shoto-kan(Casa de Shoto) surgiu no primeiro edifício de madeira que foi a primeira escola de
Guichin Funakoshi.
O Karate-Gui e as Faixas do Karate:
O Karate-gui é a roupa de treino (GUI), O karate-gui é branco para simbolizar a paz e pureza, preceitos básicos do Karate, sendo composto de três partes: Inferior, Superior e faixa (o obi).
A FAIXA BRANCA (Shiro Obi) – Sem graduação:
O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa.
A FAIXA AMARELA (Kiiro Obi) – 6º Kyu:
Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta.
A FAIXA VERMELHA (Aka Obi) – 5º Kyu:
A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de