Fundamentos do ensino de ciências i
O presente portfólio traz relatos acerca do “Guia de Estudo” da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Português I, o qual fora organizado pela Profª Ms. Elda Alves Oliveira Ivo, ministrado pela Profª Esp. Vasti Mendes da Silva Rocha e tem como objetivo, apresentar o referencial teórico e metodológico, analisar e discutir a organização dos conteúdos da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
A grande finalidade da disciplina em foco é discutir a concepção da linguagem e ensino de Língua Portuguesa, suas inovações e seus efeitos nas práticas alfabetizadoras, possibilitando, no discurso pedagógico, a compreensão da aquisição lingüística a partir de seu significado social, histórico e político e as mudanças dos conceitos relacionados às práticas de leitura e escrita, presentes em nosso dia-a-dia, cumprindo variados usos e funções.
DESENVOLVIMENTO
REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA HISTÓRIA DE APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA E NOÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE ESSE ESTUDO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS
A língua é um código verbal do qual o homem se utiliza para a comunicação, é o idioma falado pelo indivíduo, é um conjunto de normas de um idioma.
Ela é de fundamental importância para o ser humano se comunicar, expressar seus sentimentos e interagir com os demais seres.
O primeiro contato do indivíduo com uma determinada língua é no contexto familiar e seu primeiro processo de socialização, que perdurará até a sua inserção numa instituição, é a escola.
Nas escolas, a língua materna ensinada aos alunos é a língua padronizada por uma elite que normatiza o que será utilizado por um povo em seu processo de interação.
Uma proposta de ensino da língua deve valorizar o seu uso nas diferentes situações sociais, na sua diversidade de funções, variedades de estilos e modos de falar.
O trabalho de ensino da língua em sala de aula deve além do acima narrado, favorecer o uso e a reflexão dos alunos sobre as