Definições de metodologia
Lubben, explica no início de seu livro, o que é Just-In-Time:
"Um termo que recentemente se tomou popular para descrever o tipo de sistema que resulta da adoção de uma abordagem ITS (Integração Total de Sistema) é Just-In-Time. O termo pretende transmitir a idéia de que os três principais elementos da manufatura – recursos financeiros, equipamento e mão-de-obra são colocados somente na quantidade necessária e no tempo requerido para o trabalho" (p. 4).
Em outro trecho de seu livro ele explica Just-In-Time como:
"A excelência não é alcançada assistindo a um seminário ou lendo um livro. Ela é obtida tentando algo, observando os resultados, melhorando os processos e tentando outra vez. Esse processo continua até que todas as variáveis tenham sido levadas em conta e o processo seja controlável, com resultados previsíveis. A perfeição dessas técnicas reduz o número de tentativas para chega ao controle de um processo" (p. 108).
Bibliografia:
LUBBEN, Richard. Just-In-Time: uma estratégia avançada de produção. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.
DEFINIÇÃO DO CICLO PDCA:
O método PDCA é utilizado pelas organizações para gerenciar os seus processos internos de forma a garantir o alcance de metas estabelecidas, tomando as informações como fator de direcionamento das decisões.
Segundo Campos (1992,p.31) ele esclarece a utilização do PDCA como:
“O ciclo PDCA de controle pode ser utilizado para a manutenção do nível de controle ( ou cumprimento das "diretrizes de controle"), quando o processo é repetitivo e o plano (P) consta deuma meta que é uma faixa aceitável de valores e de um método que corresponde os "Procedimentos Padrão de Operação". ...Também utilizado nas melhorias do nível de controle (ou melhoria de diretriz de controle"). Neste caso, o processo não é repetitivo e o plano consta de uma meta que é um vaor definido (por exemplo: reduzir o índice de peças defeituosas em