FUNDAMENTOS DE RADIOPROTEÇÃO
Alberto Henrique
Stephanie Melo
Radiação:
São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente com carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria.
Radiação Ionizante:
São denominadas de ionizantes quando produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as ligações químicas ou expulsar elétrons dos átomos após colisões.
Nenhuma prática envolvendo exposição à radiação ionizante deve ser adotada, a menos que produza benefícios para os indivíduos expostos, para a sociedade ou para o ambiente, de forma a compensar o mal por ela causado.
Os Equipamentos de Proteção Radiológica destinam-se à proteção de trabalhadores, pacientes e indivíduos do público, em todas as ocasiões em que estes estiverem expostos às radiações ionizantes, desde que seu uso não influencie os resultados do procedimento.
Os EPI’s são de vários tipos e modelos, dependendo da finalidade a que se destinam, tais como: aventais, saias, coletes, protetores de tiróide, óculos, luvas, protetores de gônadas, etc.
Os aventais plumbíferos são confeccionados com equivalências em chumbo de 0,25 mm
Pb ou 0,50 mm Pb. Normalmente esse tipo de EPI possui um comprimento de 100 cm, protegendo, dessa forma, a parte frontal do corpo, desde o tórax até a altura dos joelhos, possuindo uma parte enriquecida em chumbo, a qual protege a parte posterior do corpo, mais especificamente os pulmões.
ADULTO
INFANTIL
Protetor de tireóide com equivalência em chumbo de 0,50 mmPb, com fecho em velcro ajustável na nuca.
O protetor de tireóide é um acessório de proteção utilizado em todos os tipos de exames, exceto para radiografia odontológica panorâmica. Salienta-se que
a