história da mamadeira
Entre os séculos 18 e 19, surgiu a cerâmica, mas as mamadeiras feitas desse material também eram difíceis de limpar .
A principal descoberta da década de 1840 foi a borracha vulcanizada, que servia como bico. em 1880, As mamadeiras começaram a ser produzida em massa e a maioria com forma do banjo, com um tubo interno de vidro unido a uma longa borracha preta, um protetor bucal e um bico de borracha, chamadas de mamadeira vitoriana, mas a inovação contribuiu para a conformação dos índices de mortalidade infantil da Inglaterra Vitoriana, época em que apenas duas em dez crianças conseguiam ultrapassar os dois anos de idade, por causa da dificuldade se limpar esse tubo.
Allen e de Hanbury em 1894 desenvolveram uma mamadeira que envolvia um bico em uma extremidade e uma válvula no extremo oposto. Isto permitia um fluxo constante de leite, e principalmente, permitia a limpeza da mamadeira.
Na década de 50, foi realizada a introdução do popular Pyrex – modelo de mamadeira comprida e estreita, muito parecida com as mamadeiras atuais.
Hoje em dia as mamadeiras são feitas de vidro e plástico, mas atualmente algumas mamadeiras de plastico vem sendo proibidas por causa do BPA, essa é a sigla para bisfenol. Não se tem estudos conclusivos, mas se suspeita que o BPA pode causar problemas neurológicos em crianças com menos de um