Fundamentos de metodologia cientifica
Fundamentos de Metodologia Cientifica
Capítulo 01 – Procedimentos didáticos
Neste capitulo a Autora - Eva Maria Lakatos, demonstra a importância da leitura para a ampliação dos conhecimentos e busca de informações, onde a Autora identifica alguns elementos para auxiliar este habito, tais como o titulo, a data de publicação, a "orelha" ou contracapa, índice sumario, a introdução – prefacio ou nota do autor e por fim a bibliografia.
A leitura deve ser proveitosa e atender aos objetivos pretendidos. A leitura que nos interessa é a leitura informativa que busca coletar informações e este movimento é dividido em etapas de reconhecimento ou previa; exploratória ou pré-leitura; seletiva; reflexiva; critica; interpretativa e explicativa. A Autora descreve técnicas de como proceder uma boa leitura, cita exemplos de Esquemas e Resumos. Ela ressalta que os textos devem ser analisados de forma a evidenciar – analise dos elementos – analise das relações e a analise da estrutura para uma total compreensão e melhor rendimento de estudo de um determinado assunto.
Outra técnica utilizada é os seminários que incluem pesquisa, discussão e debate, além de ser uma ótima ferramenta para desenvolver o hábito do raciocínio e da reflexão. Os seminários é dividido em componentes de trabalho – coordenador – organizador – relator – secretario – comentador e debatedores.
Fundamentos de Metodologia Cientifica
Capítulo 02 – Pesquisa bibliográfica e resumos
A pesquisa bibliográfica se divide em oito fases distintas: escolha do tema – elaboração de plano e trabalho – identificação – localização – compilação – fichamento – análise e interpretação e redação. Tais fases adotadas no processo de pesquisa irá nortear e tonar o trabalho mais consistente e coerente com os objetivos propostos.
A utilização de ficha é um instrumento importante na manipulação de diversos materiais, que em sua maioria não lhe pertence de forma a; identificar as