Fundamentos de hidroterapia
FUNDAMENTOS DE HIDROTERAPIA
BATATAIS
2009
PRINCÍPIOS FÍSICOS DA ÁGUA
DENSIDADE
A densidade relativa da água é 1,0 e a densidade relativa do corpo humano é 0,95. O corpo que apresenta densidade relativa menor que 1,0 quando estiver em meio aquático flutuará. O corpo que apresenta densidade relativa maior que 1,0 quando estiver em meio aquático afundará. A densidade pode ser modificada com a temperatura. Para diminuirmos a densidade relativa, precisamos aumentar a temperatura e para aumentarmos a densidade relativa, precisamos diminuir a temperatura.
PRESSÃO HIDROSTÁTICA
É a força exercida pela água em um corpo submerso, que é proporcional a profundidade. Ela melhora o retorno venoso e ajuda na absorção e/ ou prevenção de edemas.
Os benefícios da pressão hidrostática são: 1. Diminuição de edemas 2. Auxilia no retorno venoso 3. Regulariza o estímulo tátil 4. Fortalecimento da musculatura inspiratória e assistência na expiratória.
Pacientes com capacidade vital de menos de 1500 ml podem apresentar dificuldades respiratórias. Alguns pacientes podem se sentir ansiosos com a pressão na caixa torácica.
EMPUXO
É uma força vertical de baixo para cima com intensidade igual ao peso do volume de água deslocado pelo corpo em imersão. È uma força oposta à força da gravidade.
Os efeitos do empuxo são: 1. Diminuição da pressão intra-articular, facilitando a movimentação e a nutrição articular. 2. Diminuição da atividade dos músculos antigravitacionais, diminuindo também a tensão e o espasmo muscular. 3. Auxilia na postura ortostática 4. Oferece resistência ou assistência ao movimento, quando os objetivos são fortalecimento, resistência muscular e amplitude de movimento.
FLUTUAÇÃO
Ocorre devido ao empuxo, que é a força exercida de baixo para cima com igual intensidade ao peso do volume do fluido deslocado.
A