Fundamentos de economia
A) A guerra civil na Líbia fez reduzir a oferta e o o preço subir.
B) A guerra civil interrompeu a produção de 1 milhão de barris por dia.
C) Art 170 da constituição.
CASO 2
A) Não. Pois os investimentos são muitas vezes direcionados para esportes que não precisam.
B) Direta.
C) Keynes. É preciso investir no caso do texto.
CASO 3
A) Sim. Pois o Estado atua como regulador, impondo normas e mecanismos, sendo uma intervenção indireta no domínio econômico.
B) Sim. Pois com o preço tabelado impede que ele aumente.
C) O Estado pode realizar intervenção direta; direta por absorção, e indireta. Na primeira o Estado age na qualidade de empresário, como agente econômico, participando diretamente do processo produtivo. É o que se verifica nos artigos 173, 175 e 177 da Constituição Federal. Na intervenção direta por absorção o Estado intervém por monopólio. É justamente o contrário do sistema capitalista, que tem na concorrência sua matriz. Esta segunda intervenção consta no artigo 177 da Constituição brasileira. Tratase de verdadeira questão de soberania, de estratégia nacional. Sob a forma de fiscalização o Estado intervém ditando regras, normas que uma vez descumpridas importam sanções. A fiscalização é um controle estatal das atividades econômicas. A fiscalização poderia ocorrer com o Estado substituindo a força de mercado ou apenas na sua correção.
CASO 4
A) Sim, o Estado está equilibrando o mercado.
B) Sim, visto que dessa forma impediria dos preços aumentarem.
C) Com a grande procura do milho, o preço aumentou.
CASO 5
A) Com a fusão, os consumidores deixarão de ter opções de empresas que se enquadram no melhor serviço que lhe convenha. Como a concorrência diminui, as promoções, principais “armas” utilizadas pelas empresas para agregarem mais clientes, não serão mais utilizadas.
B) A idéia é a criação de uma empresa de telefonia fixa com capital totalmente nacional para competir com tantas outras concessionárias de domínio