fundamentos de economia capítulos 7 , 11 e 13
Estrutura de Mercado
1- Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar o seus lucros?
Um mercado concorrencial é aquele em que há um grande número de firmas, cada uma delas sendo suficientemente pequena de modo que não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, não afeta o preço de equilíbrio. Em um mercado de competição perfeita
Mercado atomizado, composto de grande número de empresas, como se fossem átomos.
Produtos homogêneos: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;
Não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado; Transparência do mercado: todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
2- Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.
O lucro normal representa o custo de oportunidade da capital empregado na emprega, ou seja, quanto seria ganho em outra atividade ou aplicação alternativa. Lucro econômico ou extraordinário (ou ainda lucro extra) é o que empresa aufere, acima do lucro normal. Isto é, a diferença entre a receita total e o custo total, incluindo-se o lucro normal como um custo implícito (não desembolsado efetivamente pela empresa)
3- Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada
No monopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se com toda a demanda de mercado.
Na maximização de lucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar
RMg = CMg, lembrando que, ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, esta regra será diferente de P=CMg do caso de concorrência.
No caso de oligopólio, temos um número pequeno de firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio, mas há alguma concorrência entre as firmas. A regra de como o preço é fixado depende da corrente de pensamento. Segundo a Teoria Marginalista, novamente a firma visa a maximização de lucros, sendo