FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE G1
Com base na leitura dos capítulos 1 a 4 do livro texto da disciplina, entende-se que o Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta resumidamente, o patrimônio da empresa, referido a um determinado momento de sua vida econômica, permitindo a todos os interessados visualizarem a situação financeira e patrimonial da empresa, em determinada data.
TAREFA: Apresentar os grupos e subgrupos de contas que compõe a estrutura geral do Balanço Patrimonial, e explicar a composição qualitativa de um dos grupos. Mencionar também as duas regras básicas que orientam o ordenamento da sequencia da estruturação dos grupos de contas do Ativo e do Passivo no Balanço Patrimonial.
Grupo Ativo: O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
Subgrupos: Circulante e não circulante (Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível).
Grupo Passivo: O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
Subgrupos: Circulante e não circulante (exigível e longo prazo)
São orientados pelas seguintes regras:
a) Prazo(vencimento):em Contabilidade curto prazo significa, normalmente, o período de até um ano, e longo prazo, o período superior a um ano. Assim, na data de elaboração do Balanço, 31/12/2012, por exemplo, todas as contas a receber até 31/12/2013 (um ano da elaboração do balanço) serão agrupadas num mesmo título do Ativo (Ativo Circulante), assim como todas as contas a pagar até o final do ano seguinte serão agrupadas num mesmo título no Passivo (Passivo Circulante). O mesmo ocorre com as contas de longo prazo que são classificadas em Ativo Não Circulante, no subgrupo Realizável a Longo Prazo (direitos realizáveis num período superior a um ano)