fundamentos de anatomia
I A utilização de produtos alcalinos (pH básico) para a limpeza da pele, como sabões alcalinos altera as características desse manto hidrolipídico, desprotegendo a pele. Portanto, a consequência do uso de substâncias com um pH superior ao da superfície da pele é levar à Desidratação desta.
II O aumento do sebo produzido pela glândula sebácia altera o manto hidrolipídico, aumenta o pH da pele, torna-se mais alcalino e favorece a proliferação bacteriana e desenvolvimento da acne.
III A alteração do manto hidrolipídico, com aumento de PH, proporciona os casos de Foliculite e furúnculo.
A epiderme é dividida em camadas. As principais células da camada basal, por exemplo, apresentam forma cúbica e são pouco diferenciadas, isto é, podem mudar, amadurecer e gerar diferentes tipos ou linhagens celulares que movimentam-se (migram) em direção à superfície da epiderme. Assinale a alternativa correta com relação a epiderme:
a camada granulosa apresenta células mais achatadas e queratinizadas interligadas por projeções finas e desmossomas; as células da camada granulosa renovam-se mensalmente saindo da pele; na camada granulosa, como o próprio nome indica, as células são ricas em grânulos e lisossomos; o penúltimo estrato, denominado de transição ou lúcido, apresenta células que se multiplicam; as células do estrato córneo são ricas em grânulos. A radiação UV (ultravioleta) penetra na pele promovendo:
I- Produção de melanina, provocando o bronzeamento da pele.
II- Simples inflamação até graves queimaduras.
III- Melanoses Solares, dentre elas o Melasma.
IV- Mutações no DNA