Fundamentos das ciências sociais
1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
Expansão marítima, revolução urbana, industrialização, o lucro como medida de toda atividade econômica, mecanização, estímulo à pesquisa científica e tecnológica.
2. Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
Racionalismo, liberdade, nação, valor, cientificismo. Pacto social, indivíduo, direitos, natureza, autonomia, universalidade.
3. "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens."
Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por que?
Não.porque a força não produz nenhum direito sobre os homens, tendo as convenções como base de autoridade legítima entre os homens
b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?
Rousseau considera que apenas as convenções podem legitimar a autoridade, na medida em que correspondam à vontade da coletividade.
4. O que o homem da Ilustração esperava da ciência?E você, o que espera da ciência hoje ?
Esperava que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana, e da ciência hoje espero a mesma resolução de problemas, tipo como a cura de algumas doenças que ate hoje em dia são consideradas incuráveis.
5. Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por quê?
A fonte de riqueza de uma nação, para o autor, era o trabalho, pois era ele que transforma a matéria-prima em produto.
[A posição social]
“A racionalização do pensamento burguês recomeça com a segunda época, isto é, na manufatura relativamente desenvolvida. Só então a classe burguesa se mostra como um fato social firmemente