Fundamentos das ciencias sociais
(resumo material didático)
A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL: Uma Nova Etapa No Pensamento Burguês
O Renascimento foi o momento
De transição da sociedade medieval para o capitalismo moderno – sistema econômico focado na produção e na troca, na expansão comercial, na circulação de mercadorias e de uma sociedade individualista e financista voltada para o desenvolvimento comercial e o lucro.
Novos valores, sentimentos e atitudes passaram a reger a vida e o comportamento social.
O homem medieval era espiritualista, contido e gregário(.......).
O homem moderno é estimulado a amar a vida, a buscar a satisfação de suas necessidades de forma individual e a cultivar sua subjetividade feita de sentimentos e de pontos de vista pessoais.
As cidades ganham vida, atraindo pessoas de diferentes lugares dispostas a conquistar um espalho no mundo, a competir e a enriquecer. Seus anseios eram direcionados para a existência terrena e as conquistas materiais.
No campo econômico uma atitude expansionista toma conta de todas as atividades e o lucro se torna o objetivo principal de qualquer atividade. Porém não se tratava de lucro que possibilidade o sustento dos comerciantes e suas famílias, porém aquele que ultrapassasse a barreira daquele praticado, seria considerado antiético pela sociedade e pecaminoso pela Igreja.
Com o Capitalismo, as atividades econômicas se libertaram desses limites e o lucro se torna a finalidade primeira da atividade econômica, responsável pela acumulação de riqueza e pela prosperidade.
“O PENSAMENTO BURGUÊS REPRESENTOU UMA RUPTURA COM RELAÇÃO AO MUNDO MEDIEVAL”.
O CIENTIFICISMO
Essa valorização das trocas comerciais e as novas possibilidades de lucro que se abriram ao comerciante burguês acabaram por repercutir na produção, estimulando-a. Tornava-se urgente produzir mais e em condições capazes de responder à demanda.
Racionalidade e planejamento começam a ser exigidos dos produtores, bem como o