Fundamentos das ciencias sociais
Não é correto relacionar cultura com acesso a educação formal,ao conhecimento cientifico ou a familiaridade com as chamadas belas-artes .É falso associar cultura com acumulo de conhecimento erudito,já que qualquer individuo que faça parte de uma determinada sociedade e que compartilhe com os demais membros desta mesma sociedade possui cultura.
Edward Taylo ao formular uma definição do que seria cultura,diz:
Acultura é transmitida por herança social.Portanto,ela não é transmitida por herança genética,não é determinada biologicamente.
Somos socializados pela família,grupo de amigos,mídia,grupos profissionais,religiosos e outros.
Portanto, a cultura determina a forma como os membros de uma determinada sociedade enxergam o mundo e,já que no mundo existem diferentes culturas ou seja uma grande diversidade cultura,teremos diferentes visões de mundo nas diferentes sociedades existentes.
Cultura,etnocentrismo e relativismo
Tendência de utilizar como referencia padrões culturais da sua própria cultura para julgar outras normalmente consideradas inferiores é chamada de Etnocentrismo.
As “brincadeiras” entre paulistas e cariocas são um bom exemplo disso.
Relativista defende que nenhuma sociedade e sua cultura pode servir parâmetros para o julgamento de outras. Um pouco de Brasil Real: As desigualdades sociais. Igualdade e Desigualdade Embora os indivíduos se diferenciem necessariamente por toda parte,a desigualdade social varia de sociedade para sociedade e também no tempo. A preocupação com o problema desigualdade representa uma evolução filosófica e sociológica: se o tema central que envolveu as sociedades democráticas do passado foi a oposição entre escravidão e liberdade,o contemporâneo certamente é a oposição entre igualdade e desigualdade. O que afeta o problema da Desigualdade? Na sociedade(renda,escolaridade,oportunidades no mercado,status, também em termos de saúde pública,violência,deterioração ambiental e cultural. A gravidade