Fundamentos da ética - público e privado
Uma das mais importantes dessas conclusões e que fica claro depois desses fatos que foram mostrados e divulgados, é o de que as pessoas hoje em dia estão muito distantes do cenário político. E quando se diz distante, não quer dizer apenas por elas não acompanharem de perto decisões, votações e julgamentos, mas também distantes pela falta de interesse a respeito do assunto em si. Hoje em dia uma minoria da população acompanha o que realmente acontece nos plenários, nas câmaras... E muitas dessas pessoas não acompanham porque desistiram de tentar mudar ideais e conceitos que estão “enraizados” no sistema político brasileiro.
O problema dessa desistência de eleitores, é que só eles podem mudar a situação atual em que se encontra o país, não individualmente, mas coletivamente, em grandes grupos de pessoas, com propostas coerentes de mudança, com novas ideias de reforma, cabíveis de serem aplicadas no sistema. E quando esse “movimento” acontece, como no caso do deputado Donadon, os resultados são muitas vezes positivos, o que mostra a força que o eleitorado tem, onde a pressão sob o julgamento com voto secreto perdeu a validade e outra votação, agora com voto aberto, foi realizada e o deputado que antes conseguiu manter seu mandado, já não teve o mesmo fim.
A diferença entre as votações realizadas é tão grande que da para começar a se questionar o que acontece realmente nesse meio político. No primeiro julgamento, com voto secreto, 233 votos foram a favor da cassação do mandato de Natan e 131 contra. No segundo, 467 votos a favor da cassação e nenhum pela absolvição. Como um número tão grande de deputados mudou radicalmente de opinião, primeiramente absolvendo Donadon e