Fundamentos da Politicas Social
A finalidade deste artigo é mostrar a função do assistente social como mediador principalmente das políticas sociais junto às questões sociais contemporâneas, mostrar, os significados das políticas e sua real empregabilidade na atualidade, de modo a transparecer a função e as dificuldades encontradas pelo assistente social.
Baseados em livros, filmes e até mesmo em aulas assistidas, procuramos mostrar as formas de desenvolvimento da profissão do assistente social e suas responsabilidades, assim como, a importância do trabalho interdisciplinar, junto a outros profissionais para chegarem a resultados positivos nas intervenções dos conflitos sociais ou até mesmo das questões sociais. Os problemas junto à prática das políticas sociais foram demonstradas buscando apontar o porquê de tais políticas no Brasil ser tão difícil, de se trabalhar, a teoria na prática, junto a realidade do país. Também identificamos as principais questões sociais no filme “Gandhi” estabelecendo um paralelo com as realidades existentes em nosso país.
I – A RELAÇÃO ENTRE O SERVIÇO SOCIAL E AS POLITICAS SOCIAIS
O termo política de acordo com o dicionário consiste na arte de centralizar, gerenciar, usar o comando diante das massas, usando diversos recursos para dominar nações com o uso da manipulação. Política é derivada do grego antigo que indicava todos os procedimentos relativos a polis, ou cidadão estado, sociedade, comunidade e outras definições, referente à vida urbana.
Segundo Nicolau Maquiavel em “O Príncipe” política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder. A política geralmente está ligada ao espaço público, onde se utiliza um conjunto de regras e normas impostas por algum tipo de instituição. É também um conjunto de fenômenos das políticas e das práticas relativas ao Estado ou uma sociedade.
Denomina-se também política, a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, onde essa governabilidade é exercida