FUNDAMENTOS DA MISSÃO DA IGREJA
A missão da Igreja tem três pilares fundamentais. Primeiramente na Trindade Santa, que fonte e origem da missão. Segundo na Palavra de Deus, não poderia ser diferente a missão da Igreja, enquanto Povo de Deus, fundamentar sua essência na Palavra de Deus revelada no Antigo Testamento e Novo Testamento. E o terceiro pilar, é o fundamento Eclesiologico, tendo em vista que a Igreja tem seu nascimento na missão de Jesus e dos doze Apóstolos. Ela é o fruto do mandato de missão e evangelização de Jesus aos Apóstolos: “Ide, pois ensinai todas as gentes ... (Mt 28,19)”.
2.1 - A TRINDADE: ORIGEM DA MISSÃO
A missão tem como fundamento primário à iniciativa de Deus, Uno e Trino. A Trindade Santa:
É o plano do Pai, que determinou a forma de realizar a salvação. É a continuação da missão do Filho, que chama todos aos homens para participarem das novas promessas e da nova herança. É a colaboração com o Espírito Santo, com cuja luz e força a Igreja pode realizar a sua missão (COPPI, 1994, p.15).
Assim, Ela constitui o princípio e o fim de toda ação missionária dos cristãos. E o que confirma essa verdade de fé, é o mandato missionário do Cristo ressuscitado: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 28,19-20).
A Trindade é o amor de Deus derramado no mundo para salvação dos homens “O conceito de missio Dei (missão de Deus) se pronuncia sobre o amor gratuito de Deus e a presença não manipulável de Deus no mundo” (SUESS, 2009, p.50).
O amor de Deus é gratuito, mas não é contingente. Busca a face da criatura, do outro. Com o ‘pecado original’ esse outro mudou sua face, que pode ser a de um assassino ou um assassinado, de um explorador ou de um explorado. Na situação concreta da humanidade caída, o amor de Deus tem direção e intenção descritas pelos Padres como plano de salvação. O amor de Deus