Fundamentos da linguistica
Camila Silva Dornelles
Prof.ª Cristina Luciara de Mattos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED-9587) – Socialização da Prática Educativa do Módulo IV
18/12/2010
RESUMO
Não é difícil perceber que o ensino muito pouco tem levado em consideração a arte, essencial na formação humana e cultural dos indivíduos, e no processo de alfabetização. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir sobre a arte no espaço educativo e a sua contribuição para o processo de alfabetização. Na leitura realizada a partir de alguns livros e pesquisas na internet, verificamos que devemos trabalhar a arte com nossos alunos para mostra-lhes que ela está presente em nossas vidas desde o início da humanidade como forma de comunicação e expressão, e que sofreu grandes influências históricas e que, além disso, é possível realizar a alfabetização por meio da arte. Conseqüentemente, estaremos conscientizando nossas crianças que com a ajuda da arte além de ler o que está além das letras e imagens, é possível também ler o mundo e a vida.
Palavras-chave: Alfabetização. Comunicação. Expressão.
1 INTRODUÇÃO
Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor seria de que por aí se proporcionasse o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens, possibilitando o acesso à arte a uma grande maioria de crianças. Porém, diante de tantos problemas enfrentados nas escolas em relação às dificuldades de aprendizagem, por exemplo, o da alfabetização, “será que as escolas estariam levando a sério o ensino da arte/educação, ou estariam encarado-a como mera atividade de lazer e recreação?”, e também, “seria possível reverter esse problema relacionado à alfabetização com a ajuda da arte?”.
Muitas são as respostas que poderíamos dar as estas questões, desta maneira, de forma a esclarecer todas estas dúvidas, vamos