Fundamentos da gestão escolar
Elabore um texto sobre o tema: A gestão democrática e os conselhos escolares
A democratização da escola e dos sistemas de ensino provoca a aprendizagem, como também a aquisição da experiência de exercer as tomadas de decisões e de participação. Para tanto, é um processo a ser edificado de modo coletivo, o qual analisa a particularidade, como também a história dos sistemas de ensino escolar: municipal, estadual ou federal. Sendo assim, é essencial a compreensão de que esse processo não se concretiza mediante resoluções, portarias ou decretos, contudo há de se pontuar que este corresponde à participação e concepção de gestão as quais possuímos.
Nesse sentido, a reflexão acerca da democratização implica o entendimento e análise dos processos referentes à cultura escolar e de encontrar métodos de articulá-los com a sociedade na qual está inserida, visto que engloba de forma direta os distintos segmentos das comunidades escolar e local, pois no ambiente escolar há diferenças e contradições. Por isso, quando procuramos organizar na escola um processo de participação fundamentado em laços cooperativos, é fundamental o diálogo e o respeito às diferenças, para que haja nesse ambiente a liberdade de expressão, e assim o exercício da democracia buscando a elaboração de projetos coletivos para o bem comum de todos.
Seguindo esse raciocínio, para que exista de fato a partilha das tomadas de decisão, é preciso a execução de diversos métodos de participação: o aprimoramento dos processos sobre a função de diretor, a concepção e consolidação de conselhos escolares, conselho administrativo, conselhos de classe, a elaboração de modo conjunto com o colegiado e agentes educacionais do projeto político-pedagógico da escola, o diálogo sobre a implementação de novas formas de organização e de gestão escolar, entre outros. Todos esses mecanismos se solidificam como um processo essencial para que