Roteiro
Registrar os fatos, acontecimentos e situações que envolvem o cotidiano da sala de aula torna-se um instrumento importante nas mãos do professor que, comprometido com a turma de crianças, busca constantemente aprimorar sua prática. Neste sentido, o registro permite levantar subsídios para o planejamento em geral e para os planos de aula, além de oferecer dados para o professor repensar sua prática-atuação junto às crianças.
Com o objetivo de orientar o “exercício do registro” organizamos aqui um roteiro de apoio que inicialmente serve de base e, posteriormente pode ser ampliado, modificado, conforme o exercício vá se desenvolvendo.
No Diário de Bordo e também no Diário de Classe, o professor poderá anotar dados de duas naturezas: a) Dados quantitativos: onde descreve o que foi planejado para o dia e o que foi efetivamente realizado;
b) Dados qualitativos: onde anota o que pode observar no encaminhamento do planejamento e do dia, fazendo uma análise experimentando uma reflexão.
Muitos são os aspectos que poderão ser registrados/analisados. A seguir sugerimos alguns:
1. O que ocorreu no dia de mais significativo: 1. Com relação ao grupo de crianças (como foi a participação; se mostraram interesse, entusiasmo e em que; quais os momentos de maior concentração, etc.) 2. Com relação às situações e atividades propostas (se foram apropriadas às crianças e ao momento; como foram apresentadas/ introduzidas ao grupo de crianças; o que foi positivo, o que ficou faltando; o que poderia ser melhorado etc) 3. Com relação à organização do espaço físico ocupado (onde foram realizadas as atividade, se houve mudança na disposição dos moveis, como os materiais foram aí organizados e utilizados, etc.)
2. Fatos relevantes ocorridos no dia, fora do previsto: Todo tipo de situação que “não estava no plano diário” e foi encaminhada (como surgiu; participação/ reação das crianças;