FUNDAMENTOS DA ELETROST TICA
Nesta etapa desta pesquisa, estamos falando sobre os fundamentos da Eletrostática, pois sabemos que a principal fonte de energia hoje, é a energia elétrica. O princípio físico no qual uma das partículas atômicas, o elétron, apresenta uma carga negativa. È uma forma de energia que possui uma infinidade de aplicações na vida moderna. Eletricidade é o fenômeno físico associado a cargas elétricas estáticas ou em movimento.
A parte da eletricidade que estuda o comportamento de cargas elétricas estáticas no espaço, é conhecida como Eletricidade Eletrostática. Ela desenvolveu-se precocemente dentro da história da ciência e se baseia na observação das forças de atração e repulsão que aparecem em substâncias com carga elétrica. Em muitos ambientes , essas descargas eletrostáticas podem constituir em sério risco para a segurança de trabalhadores e pode ocorrer perdas de materiais. Este estuda busca portanto, conhecer a natureza da eletrostática e as formas de atenuar o efeito dessas descargas ou mesmo impedir sua ocorrência.
RESUMO:
Diversos cientistas, tiveram importância na eletrostática, entre eles Willian Guilbert, médico inglês, que em 1.600 inventou o Pêndulo Elétrico. A evolução desta invenção ocorreu quando Otto Van Guericke, observou através de suas anotações, a repulsão entre cargas de mesmo sinal. Tal fenômeno com relação a atração e repulsão de cargas elétricas foi demonstrado por Charles Bufay. Benjamim Franklin também contribuiu para o avanço nos estudos eletrostáticos. No fim do século XVIII, o francês Charles August de Coulomb, utilizando uma balança de Torção, observando o fenômeno da força elétrica, definindo-o como Lei da Força Elétrica, conhecida como Lei de Coulomb. Através desta Lei, muitos estudos foram desenvolvidos, chegando a conceitos importantes como a introdução de campo e potencial elétrico, a corrente elétrica, a invenção da Pilha por Alexandre Volta, o Gerador de Van de Graaff , que é uma máquina