Fundamentos da educacao a distância:
Moran (2002) define a EAD como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
Na visão do autor a educação a distância, o contato entre professor e aluno ocorre de modo indireto através dos meios tecnológicos. A organização didática e pedagógica terá de ser planejada de modo que os alunos assumam a construção autonama do seu processo de aprendizagem sem a presença física do professor.
Porém, Litwin (op. cit. In [FIUZA e MARTINS, 2002]) destaca que a EAD não mais se caracteriza pela distância, uma vez que a virtualidade permite encontros cada vez mais efetivos que possibilitam de fato a educação. Para a autora, o traço que distingue esta modalidade é a mediatização das relações entre docentes e alunos.
A educação a Distância (...) não deve ser simplesmente confundida com o instrumental, com tecnologias a que recorre. Deve ser compreendida como uma prática educativa situada e uma modalidade de se fazer educação, de se democratizar o conhecimento. É, portanto, uma alternativa pedagógica que se coloca hoje ao educador que tem uma prática fundamentada em uma racionalidade ética, solidária e comprometida com as mudanças sociais” (PRETI, 1996, P.27).
Com a chegada dos computadores,está também mudando a maneira de condução das pesquisas, de construção do conhecimento, a natureza das