Fundamentos teóricos e práticos e a qualidade nos cursos de educação a distância
Carlos Alberto de Morais
Curso de Pós-graduação Metodologias e Gestão para a EAD
Polo de Anápolis, GO
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise entre a teoria e prática do que é a EAD em Ceres (GO). A análise tem como base pesquisa realizada em um polo de uma instituição de ensino a distância no Estado, com destaque na visão, apropriação e aproveitamento das propostas de educação a distancia, experiências e formação de professores tutores presenciais, bem como mostrar a visão dos acadêmicos sobre a EAD, evidenciando a falta de tempo, compromisso e o despreparo dos mesmos no manejo das tecnologias usadas pela instituição. O texto apresenta ainda, segundo a pesquisa, falhas que comprometem a qualidade do ensino tanto por parte da Instituição que visa ao lucro quanto peca em aspectos essenciais de comunicação e postagem de materiais didáticos. Há promessas de um discurso tecnocrático que prioriza a técnica e a realidade dos sistemas de ensino que não conseguem assegurar condições mínimas de realização das propostas.
Expressões e palavras-chave: educação a distância, fundamentos teóricos e práticos, qualidade.
INTRODUÇÃO
Pensar em educação é pensar num futuro promissor e relevante das futuras gerações. Torna-se, então, cada vez mais evidente, para que esse desafio possa ser superado, a existência de um fundamento, uma base teórica e prática capaz de dar sustentabilidade e qualidade para que o acadêmico construa seu aprendizado. Esse é o grande desafio a ser superado.
Emerge, portanto, nesse contexto, a figura da educação a distância (EAD), buscando adequar sua metodologia de ensino ao perfil do acadêmico contemporâneo, que é mais imediatista e inconstante, integrando-o ao uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação -, tão presentes na sociedade atual.
Apesar dos vários benefícios que esta modalidade educacional poça trazer, é