fundamentos da economia
Fundamentos da economia
Introdução
. Existe um consenso que a teoria economica iniciou-se com o trabalho dos fisiocratas na França, principalmente quando foi publicada a obra do escocês Adam Smith, a riqueza das nações em 1776.
. A atividade economica deveria orientar-se de acordo com alguns príncipios gerais de ética, justiça e igualdade.
. No século XIX a ciencia economica era conhecida como economia politica, que desapareceu no século XX com a influencia da teoria marginalista.
Precursores da teoria economica
Antiguidade
. Na grécia antiga, as primeiras referencias sobre economia são citadas no trabalho de Aristósteles, Platão e Xenofonte
. A lei de usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um licro justo.
Mercantilismo
. Foi o nascimento da primeira escola economica, apartir do seculo XVI, ele se preocupava com a acumulação de riquezas de uma nação. continha alguns princípios de como fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas. considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Por isso a politica mercantilista manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos economico.
Fisiocracia
No século XVIII, os Fisiocratas sustentavem que a terra era a unica fonte de riqueza e que havia uma ordem naturak que fazia com que a terra era a unica fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas e imutaveis e universais, desejadas pela providencia divina para a felicidade do homem.
. François Quesnay foi o primeiro a dividira economia em setore, mostrando a relação entre eles.
. a Fisiocracia surgir com a reção do mercantilismo. Ela sugeriu que era desnecessária a regulamentção governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. ele acreditava que só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza.
Os