Qualquer Coisa
1º Periodo
Gurupi-TO
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Sem levar em consideração o nome, a Engenharia Social nada tem a ver com ciências exatas ou sociologia, na verdade, trata-se de uma das técnicas de roubo de informações importantes, através de uma conversa ou por qualquer meio de comunicação humana. Com o crescente número de invasões sofridas pelas empresas em suas bases de dados, elas estão voltando suas atenções para a modernização de seus parques tecnológicos, com atualizações de firewalls, formas de criptografia, e muitos outros mecanismos de segurança, deixando o fator humano em segundo plano.
A Engenharia Social resumidamente caracteriza-se em estudar vulnerabilidades. Em outras palavras, usando técnicas de persuasão, é obtido dados e informações para acessos indevidos de determinados ambientes ou sistemas.
2. ENGENHARIA SOCIAL
A arte de trapacear, usar métodos e estratégias de enganar em cima de informação cedidas por pessoas ou ganhar a confiança para obter informações, ganharam um novo termo: Engenharia Social.
Engenharia por que constrói, em cima de informações, táticas de acesso a sistemas e informações sigilosas, de forma indevida. Social por que se utiliza de pessoas que trabalham e vivem em grupos organizados.
Podemos dizer que a engenharia social é um tipo de ataque utilizado por hackers, onde a principal “arma” utilizada é a habilidade de lidar com pessoas, induzindo-as a fornecer informações, executar programas e muitas vezes, fornecer senhas de acesso.
3. ALVOS DE UM ATAQUE Se formos analisar de forma minuciosa, dificilmente encontraremos alguém ou alguma empresa que não tenha sofrido um ataque de engenharia social. O dito popular “jogar verde pra colher maduro” define bem o tema. Quem nunca se viu envolvido sendo questionado sobre um determinado assunto e, quando se deu conta, já tinha “entregue o ouro pro bandido?” Isso quando a pessoa se dá