Fundamentos da economia - anotações, aula 1
“A Economia é o estudo da maneira pela qual a sociedade utiliza recursos produtivos escassos para produzir bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas.”
- Fatores de Produção
Para satisfazer o maior número dessas necessidades, a sociedade conta com recursos como terra, mão de obra, máquinas, equipamentos, conhecimentos técnicos etc. Esses recursos, no entanto, são bastante limitados e, assim, nem todas as necessidades podem simultaneamente ser satisfeitas.
A escassez desses recursos, então, torna-se o problema fundamental de cada sociedade. Como resultado, a sociedade, através do instrumental fornecido pela Ciência Econômica (princípios, teorias, modelos) procura usar recursos escassos (fatores de produção) tão eficientemente quanto possível, a fim de produzir o máximo de bens e serviços que deseja. O campo de atuação da Economia seria, então, o estudo e a administração da escassez dos fatores de produção.
Conclui-se, portanto, que se não houvesse escassez dos recursos, não haveria necessidade de se estudar Economia. A escassez dos fatores de produção e a necessidade de utilizá-los da melhor maneira possível implica que no processo produtivo toda decisão econômica será, sempre, uma “escolha decorrente de um juízo de valor”.
- Processo produtivo O conceito de processo produtivo explica como os fatores de produção são combinados, em quantidade e qualidade, na elaboração dos produtos.
Não é difícil perceber que cada bem ou serviço produzido possui seu próprio processo produtivo. Tanto nos casos mais elementares de produção, como nos mais sofisticados, o processo produtivo existe e é bem definido.
Teoricamente, supõe-se que os indivíduos deverão escolher, sempre, as técnicas mais eficientes para serem empregadas.
-Produto A resultante do processo produtivo é o produto que pode ser um bem ou um serviço. Para que fique melhor entendida a diferença entre um e outro, vamos usar os conceitos de tangível e