Planejamento de importação
Aula Nº 11 – Planejamento
Estratégico I
Objetivos da aula:
Discutir os requisitos básicos referentes aos procedimentos de importação de produtos. Ao mesmo tempo, apresentar informações relativas às variáveis de importação como forma de determinar os custos da compra de mercadorias no mercado externo.
Introdução
A importação de produtos está sujeita à apresentação de alguns documentos que comprovem a autenticidade do processo. Dessa forma, a legislação brasileira exige a apresentação das condições de importação aos principais órgãos governamentais envolvidos nas operações.
O despacho aduaneiro é constituído de documentos de acordo com a seguinte seqüência:
Faculdade On-Line UVB
Aula 11 - Planejamento Estratégico I
O despacho aduaneiro voltado à importação de produtos é um procedimento que objetiva desembaraçar (liberar) a mercadoria procedente do exterior.
Portanto, podemos dizer que o despacho aduaneiro é o procedimento final que garante a entrada da mercadoria no país.
Comércio e Economia Internacional
1 - Despacho aduaneiro
109
Anotações do Aluno
1.1 Declaração de Importação (DI) – o despacho aduaneiro inicia-se com a declaração de importação e deve conter os elementos necessários à identificação, do comprador e da mercadoria, assim como à quantificação e valoração desta. A DI deve conter informações gerais (importador, transporte, carga, pagamento etc.) e informações específicas (fornecedor, mercadoria, valor aduaneiro e métodos, Incoterms, tributos e câmbio).
2. Tipo de importador
Identificação da pessoa que está promovendo a entrada, no País, de mercadoria procedente do exterior.
3. Identificação do importador
Número de inscrição do importador no CNPJ ou CPF.
4. Empresa declarante
Número de inscrição do declarante no CNPJ, quando se tratar da ECT ou de empresa de transporte internacional expresso habilitada pela SRF.
Faculdade On-Line UVB
Aula 11 - Planejamento Estratégico I
1. Natureza da operação
Identificação do tipo de