Relação de administração pública e direito
Nos últimos anos, vemos um grande aumento da administração pública no Brasil. Com 27 instituições espalhadas pelo país, vemos cada vez mais preparação por parte dos estudantes, para promover um futuro melhor para o povo. Há preceitos que consistem em valores, bens, princípios e regras constitucionais que vinculam positiva ou negativamente o exercício da função administrativa. Procuram firmar e satisfazer a necessidade coletiva, como por exemplo, saúde, cultura, segurança, educação e o bem estar da população. Com um mercado de trabalho extenso, um bacharel em administração pública emprega-se em órgãos federais, autarquias, governos estaduais ou municipais. Também a busca de empresas privadas por tais bacharéis vem sido crescente.
Com uma relação extremamente grande com o direito, a administração Pública segue normas estabelecidas que regulem as relações sociais. Sem esse sistema de leis de conduta a sociedade não caminharia com justiça, e implicaria em caos e desorganização do estado. O direito é um ramo amplo, que é necessário análise e crítica. Cuida da organização da sociedade, através de normas jurídicas. Penal, civil, trabalhista, comercial, previdenciário, tributário, são diferentes áreas que um bacharel em direito pode-se empregar.
Portanto, conclui-se que o direito é necessário em qualquer área escolhida, visto que a sociedade não conseguiria ficar sem regras e leis constitucionais. Tanto a administração pública e o direito implicam em ética, com convívio direto com a população. Basta saber seguir com responsabilidade e ter as escolhas certas para um futuro