fundamentos da contabilidade
Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.
O conceito é igual ao de fato administrativo, porém que não se confunda, pois todo fato administrativo é contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo. Como por exemplo, a ocorrência de um incêndio no estoque. Sua perda não é decorrente da vontade da gestão administrativa, mas produzirá uma variação patrimonial. Ou seja, o fato contábil comprova a existência de um fato administrativo, além de outros fatos supervenientes, como as contingências.
Igualmente como os fatos administrativos, os fatos contábeis podem ser:
- permutativos, qualitativos ou compensativos: representam trocas entre elementos ativos, passivos ou ambos, sem provocar variações no montante do Patrimônio Líquido, ou, ainda, trocas internas entre elementos do Patrimônio Líquido;
- modificativos ou quantitativos: provocam variações no Patrimônio Líquido;
- mistos: envolvem um fato permutativo e um modificativo, simultaneamente.
O cenário econômico atual que mobiliza as ações das empresas no mercado nacional encontra-se instável e preocupante. Os índices de inflação estão muito próximos ou até já superam as metas estabelecidas pelos órgãos governamentais e servem de alerta para um perigo silencioso que é o processo inflacionário. As negociações sindicais começam a tomar corpo e forma com forte reflexo na estabilidade das organizações. Categorias em greves, negociações pontuais, preços crescentes, apresentam-se como o termômetro que sinaliza uma desconfortável preocupação com o futuro do país.
Diante desta realidade, muitas